domingo, 4 de outubro de 2009

Dia Mundial do Animal


Hoje, dia 4 de Outubro, celebra-se o Dia Mundial do Animal. Esta celebração acontece desde 1930 e os homenageados são os animais.

Porquê dia 4 de Outubro? Porque é a data da morte de S. Francisco de Assis (4 de Outubro de 1226). Em 1929, no Congresso de Protecção Animal em Viena, foi declarado o Dia Mundial do Animal neste dia, em homenagem ao homem que amou profundamente os animais.

Porquê comemorar o Dia Mundial do Animal? Porque infelizmente, no passado e no presente, muitos animais sofrem às mãos humanas, seja em experiências de laboratórios, matadouros ou circos, seja para satisfazer luxos pessoais, nomeadamente vestuário, ou somente porque se tornam um fardo e, como tal, "descartáveis"e consequentemente abandonados. Esta preocupação levou mesmo a UNESCO, no dia 15 de Outubro de 1976, a registar os direitos dos animais através da Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
.
Por este ser o dia particularmente dedicado aos animais, aqui fica a minha justa e sincera homenagem a todos aqueles que, nos momentos bons e menos bons, nos acompanham e acarinham sem esperar nada em troca... (ou quase nada!)

2 comentários:

Curiosos à Vista! disse...

"O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder.
GAUTAMA BUDA"


Beijinhos grandes da Kika e dos Curiosos à vista

http://curiososavista2.blogspot.com/

Maria José Leite disse...

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
Schopenhauer

Bjocas