domingo, 18 de outubro de 2009

Eco4planet

Todos sabemos que somente plantar árvores não vai salvar o mundo... mas ajuda. E o e o motor de busca eco4planet promete dar uma mãozinha, plantando árvores em troca das pesquisas feitas pelos usuários usando o sítio.


O sistema Google criou o um novo motor de buscas. Desde Agosto de 2009, o Eco4Planet (http://www.eco4planet.com/) promove o plantio de árvores de acordo com o número de pesquisas realizadas no seu sistema de busca. O Eco4Planet é uma ferramenta ambientalmente consciente, com a mesma e reconhecida capacidade de buscas do sítio mãe. A cada 50 mil consultas no Eco4Planet, uma árvore é plantada. Até o momento da publicação desta nota, 52 árvores já foram plantadas.

Além do já descrito, o novo motor de busca também economiza energia. Segundo os seus criadores, a cor preta em seu layout foi escolhida por ajudar a reduzir o consumo de energia. “Com a sua tela predominantemente preta, um monitor comum utiliza até 20% menos energia para exibi-la se comparado à tela branca”, explicam. “Considerando as mais de 2,55 bilhões de buscas diárias realizadas no Google, com tempo médio suposto em 10 segundos por pesquisa e a proporção de monitores por tecnologia utilizada, teríamos com um motor de fundo preto a economia anual de mais de 7 milhões de kilowatts-hora. Esse valor equivale a: mais de 63 milhões de televisores em cores desligados por uma hora; mais de 77 milhões de frigoríficos desligados por uma hora; mais de 175 milhões de lâmpadas desligadas por uma hora; mais de 58 milhões de computadores desligados por uma hora”.
Você pode acompanhar o contador de árvores na página principal do Eco4Planet e seguir as novidades do portal via Twitter (http://twitter.com/eco4planet) para ficar por dentro das datas e locais de plantio.
A equipa informa que o Eco4Planet ainda está a fazer alguns ajustes técnicos. Quem quiser colaborar, é só usar o buscador eco4planet.

3 comentários:

Anónimo disse...

Achei o máximo. é preciso iniciativas como estas! Parabéns à Google! Obrigada João por nos dares a conhecer este tipo de iniciativas!
Cita

Francisco disse...

Salvem o planeta

Luís Sérgio disse...

João !

Obrigado pela divulgação.
Agora precisamos de agir em consonãncia.

abraço,

Luís Sérgio