domingo, 9 de novembro de 2008

Eu confesso... estive lá.

Eu confesso... que estive lá, na manifestação de educadores e professores do dia 8 de Novembro.
Eu confesso... que fui um dos cerca de 120 mil apelidados de "chantagistas".
Eu confesso... que fui um dos cerca de 120 mil acusados de serem manipulados pelos sindicatos.
Eu confesso... que me sinto triste, cansado, desiludido e desanimado.
Eu confesso... que sou professor, quero continuar a ser professor, adoro a minha profissão.
Eu confesso... que ainda tenho esperança que o bom senso impere, a bem de tudo e de todos.
Mas eu também confesso... que prefiro morrer de pé do que viver ajoelhado.

E peço... a quem de direito: "Não ouças só as palavras que ouvires, ouve-lhe também o silêncio, se o tiverem." (Vergílio Ferreira)

6 comentários:

Francisco disse...

Eu tb estive e irei estar no dia 15 de Novembro

Maria José Leite disse...

Estivemos lá!
Sábias as palavras do escritor, mas saber ouvir é um dom que nem todos têm e saber interpretar os silêncios ... oh, isso então está ao alcance de pouquíssimos!
Bjs
MJL

Jornalistas Virtuais disse...

Olá João
Parabéns pelo texto. Está fantástico. Consegui rever-me em cada palavra, em cada frase...
Espero também (apesar de me parecer difícil) que o bom senso impere!
Boa semana.
Bjs
AB

Anónimo disse...

Estivemos e estaremos
nas manifestações e na luta diária na escola
Porque mesmo cansados, estoirados, e até aparentemente derrotados
não temos medo
Por isso continuamos de pé
(também de joelhos, que a oração é fundamental)
De pé e sem medo até à vitória final
Guida

Anónimo disse...

Desta vez não estive lá! Há um tempo para contestar e um tempo para testar! (não estou a brincar com as palavras!)Tenho muita pena que o "meu" sindicato só agora tenha apresentado um modelo alternativo - seja lá o que isso for! Quem tinha poder institucional para ter voz como parceiro, não o soube fazer em tempo útil! Tudo agora soa a ruído!De um lado e de outro vão-se extremando as posições e as hopóteses de diálogo já se esgotaram! e como não bastasse o atraso com que trabalharam, agora retiram-se da tal comissão de acompanhamento que se formou no último "entendimento"! Por inerência e por princípio pessoal, umas vezes num silêncio doloroso e ensurdecedor, noutras buscando a paz interior que às vezes tarda,vou continuar a buscar descernimento para ir distinguindo o essencial do acessório! Mesmo quando aos olhos de alguns pareça o contrário. Já agora, no dia 27 de Outubro fez 25 anos que optei por ser professora na Esc Preparatória de Torres Novas. Continua a ser a minha referência -a minha delegada - Cremilde - que desde a 1ªh me convidou para assistir às suas aulas e às dos estagiários - Afonso, Cristina e António - e me ofereceu todo o seu saber e experiência a troco de nada.Foi ali que eu aprendi a partilhar e a valorizar o trabalho cooperativo de que tanto se fala hoje! Nestes tempos que ag vão passando cada vez vou tendo mais necessidade de recorrer às minhas origens profissionais e às minhas memórias históricas para recuperar entusiasmo e inspiração. Não o faço por saudosismo nem dramatismo, mas com a naturalidade de quem vai olhando para as suas experiências profissionais e pessoais como um capital pessoal privilegiado a preservar e que surge como um investimento antigo onde agora se vão procurar os juros para reinvestir. Eu confesso que continuo a estar na Escola...mesmo que ela precise de ser reinventada por nós e por quem nos manda. ABA

montedalua disse...

olá João
Fomos muitos os que lá estivemos pelos vistos mas nem por isso o discurso se alterou. Será que há uma razão especial?
Devemos pensar e "digerir" a mensagem , que me parece ser visivel....
Daqui a uma semana é importante lá voltar. Mas NÒS.
Bjs
Graça Nascimento