sábado, 18 de abril de 2009

Parlamento Europeu defende maior reconhecimento social dos professores

Maiores níveis de reconhecimento social dos professores e sistemas de avaliação orientados não só para os resultados quantitativos e os desempenhos dos alunos, mas também para a avaliação do próprio sistema, tendo em conta o contexto socioeconómico específico de cada escola, são algumas das recomendações hoje feitas pelo Parlamento Europeu aos Estados-Membros no âmbito da educação. Os resultados positivos do ensino dependem, segundo o PE, do "respeito assegurado à autoridade dos professores".

Os professores são uma peça essencial para uma escola de qualidade e, como tal, devem ser-lhes oferecidos "níveis de reconhecimento social, estatutos e remunerações condizentes com a importância das suas funções", defende o Parlamento Europeu na resolução "Melhores escolas: Uma agenda para a cooperação europeia".

Os resultados positivos do ensino dependem, segundo o documento, do "respeito assegurado à autoridade dos professores". Os professores devem ainda reflectir a diversidade da sociedade, o que se traduz, por exemplo, na necessidade de atrair mais homens para a docência.

(ler mais aqui)

4 comentários:

Professora Isaura Victorino disse...

O reconhecimento social dos professores deveria fazer parte da cultura das Sociedades, uma vez que sem estes profissionais, as sociedades nunca teriam avançado. Os professores são a pedra basilar de qualquer sociedade, são a sua mais-valia. Para precebermos a sua importância, basta recordarmos a importância que já no Egipto lhes era conferida. É só lermos a "Sátira dos Ofícios", Papiro Anastasi V, c.1900a.C. (...) O que trabalha escrevendo não sofre impostos, não tem obrigações a pagar. Lembra-te bem disto." Mas as Sociedades e os seus dirigentes, encarregaram-se de as fazer esquecer o respeito aos semeadores do conhecimento, os PROFESSORES!
Beijinhos, Isaura

Maria José Leite disse...

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
D. Pedro II

Alguém duvida que é uma missão maior e nobre?! Mesmo quem achincalha sabe que assim é! Mas o mais importante é nós sabermos que é!Apesar das "contrariedades duras"!
Bjocas

Margarida Portugal disse...

Mantenhamo-nos à altura!

Luís Sérgio disse...

Já estou a imaginar no telejornal da noite, o sr. Sócrates a anunciar as duzentas medidas simplex com que vai cumprir esta recomendação.
Como o sr. Pinto de Sousa lê mal, traduzirá reconhecimento por humilhação e desautorização. Mas não importa, " nós europeus" vamos correr com ele.
Luís Sérgio