domingo, 8 de fevereiro de 2009

Supere-se...

"Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como".

"Vai mais longe quem tem um propósito e quem se prepara para o impossível!"


Duas frases bem significativas do trabalho de Viktor Emil Frankl (Viena, 26 de Março de 1905 — 2 de Setembro de 1997), médico e psiquiatra austríaco, fundador da escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência. A sua filosofia é fundamentalmente optimista e baseada na crença - fruto de sua experiência pessoal - de que o fim último da existência humana tem uma meta fora do próprio indivíduo, fim este que lhe dá o sentido da própria existência.

Também nós devemos procurar incessantemente superar os nossos problemas. Identificá-los, antes de mais, superarmos o sentimento de impotência na sua resolução que tantas vezes nos assalta a mente e definirmos as mudança que queremos realizar, gradativamente. Vai mais longe quem tem propósitos do que quem não os tem!

Dedico-vos este vídeo, ao som do tema Reach, de Gloria Estefan, que é, segundo as sábias palavras do sr. José Ancião (aqui vai, mais uma vez, um abraço forte) "expressivo do que pode ser a força da esperança que emerge de um sentido para a vida, parecendo até que não existem fronteiras."
Vejam a sua mensagem e reflictam.
Um abraço enorme...

3 comentários:

Maria José Leite disse...

"Dizendo sim à vida, apesar de tudo..."
É bem verdade que a adversidade, porque testa os nossos limites, nos leva a descobrir a "outra pessoa" que sempre viveu, adormecida, dentro de nós. "Nasce" então uma nova pessoa, não necessariamente melhor.
Bjocas

Luís Sérgio disse...

Caro João!
A vida é superação. Viver com dignidade implica superar-nos a cada instante. Este mundo cruel que nos rodeia obriga-nos à superação diária,apesar de tudo com confiança e gosto de viver,cientes de que não estamos sozinhos.
Que dizer daqueles que a única "superação" é a obediência cega e servil. Vivem ou vegetam?
Neste momento, superar-nos, enquanto professores, significa defender o que resta da humanização da profissão e manter a dignidade,pois é, a dignidade não tem preço.
Uma boa semanadede trabalho e RESISTÊNCIA!
Luís Sérgio

Anónimo disse...

Superamo-nos a cada dia que passa, em cada lufada de ar fresco que respiramos. O teu sítio é, também ele, uma lufada de ar fresco. Obrigada por o partilhares comigo. Um forte abraço.
Céu Ribeiro