sábado, 8 de dezembro de 2012

A reportagem da TVI sobre o ensino privado

Provavelmente esta reportagem já foi visionada... 
Numa altura em que os dinheiros públicos escasseiam e que surgem cada vez mais rumores sobre a dita privatização (parcial ou total) na área da educação, penso que vale a pena ocupar cerca de meia hora a ver este trabalho da TVI sobre o ensino privado, em particular sobre os colégios do grupo GPS.
Faço questão de referir que nada me move contra as escolas privadas; que esta reportagem aborda um grupo empresarial que gere alguns colégios e não é portanto passível de podermos generalizar a todas as escolas de ensino privadas.
Faço no entanto também questão de referir que os rankings das escolas estão viciados quando comparam escolas com realidades tão distintas, sobretudo as do ensino privado que se permitem selecionar os alunos das escolas públicas da zona com mais condições para melhorar os resultados ou mesmo ostracizar alunos que fazem perigar os ditos resultados, seja por aproveitamento ou por comportamento, remetendo-os para as mesmas escolas públicas da zona. 
Porque parte dos dinheiros envolvidos no financiamento destas escolas são de todos nós (contratos de associação com o Estado) então este assunto é de natureza pública e não é de mais ser visto e analisado, também à luz das "fortes relações" entre ex-governantes e atuais políticos com este grupo GPS.
 
  

1 comentário:

Luís Sérgio disse...

Caro João, obrigado pela partilha, como muito bem dizes, nunca é de mais partilhar. O GPS é afinal um Grupo Para Sacanear. Há uma corja de falsos professores ligados ao PS e PSD que sempre estiveram e estão no poder para destruir a escola pública e o ensino. Já conhecemos esta canalha de gingeira, pena grande parte dos portugueses ter alimentado de diferentes formas este monstro sugador.
O que estes padrinhos que aparecem no filme fizeram é apenas uma pequena parte do que Passos e Crato pretendem fazer, ou corremos com estes verdugos ou a escola pública morre definitivamente. Não esqueçamos repito, se tivéssemos mais e verdadeira comunicação séria, muitos filmes como este correriam o país e o mundo. Veremos se rola alguma cabeça, ou se ,mais uma vez, quem misturou público e privado para nos roubar a todos nós será premiado. Veremos, caro João.

grande abraço,
Luís Sérgio