sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A saudade que doi...

No último post, pedi que sorrissem sempre, ainda que fossem sorrisos tristes.
No dia seguinte, a tristeza sobrepôs-se ao sorriso... e não consegui sorrir. Não é fácil explicar o sentimento da saudade, sobretudo quando é uma saudade que doi. É ainda um pouco mais difícil exlicar o que se sente quando perdemos um "quatro patas"...
Faço esta partilha como uma singela homenagem à minha Nini (a gatinha que me abandonou na 2ª feira) e a todos os animais que nos dão TANTA amizade e TANTO carinho. Não é fácil explicar como é que um animal dá tanto significado à palavra GRATIDÃO... e não tenho que explicar, porque a senti e a vivi. Só aqueles que passaram ou que um dia passem por uma experiência destas compreendem verdadeiramente estas minhas palavras... traduzidas na tal saudade que doi.
Se têm animais, acarinhem-nos e deixem-se ser acarinhados. Respeitem-nos e aproveitem cada dia, cada momento, cada gesto que eles vos ofereçam.
À minha Nini, só lhe posso dizer: MUITO OBRIGADO POR CADA MOMENTO QUE PASSASTE COMIGO... E ATÉ SEMPRE!

8 comentários:

Anónimo disse...

Amigo.
Fico triste.
"Felizmente" conheço essa saudade, e digo felizmente porque é um sintoma de que temos sentimentos verdadeiros. Fazemos parte do grupo dos HOMENS!Não dos homens.
Parabéns por seres assim.
Um grande abraço.

JASLourenço

Anónimo disse...

Amigo.
Fico triste.
"Felizmente" conheço essa saudade, e digo felizmente porque é um sintoma de que temos sentimentos verdadeiros. Fazemos parte do grupo dos HOMENS!Não dos homens.
Parabéns por seres assim.
Um grande abraço.

JASLourenço

Anónimo disse...

Compreendo-te muito bem.
A minha Cassilda (gatinha siamesa com 15 anos) partiu também no passado dia 1 de Novembro. Cá em casa amavamos verdadeiramente a Cassilda. Ela não era um animal, era mais um elemento da família. Quando saía dizia-lhe "até logo, a mãe já volta".Era uma gata muito independente, mas meiga. Adorava a minha filha. Sofremos muito com a sua partida. Por toda a dor pela perda da tua Nini, um abração de grande compreensão. A grandeza de um homem vê-se pela forma como trata os animais e os idosos. E tu és realmente um grande HOMEM.
Bjs, IV

Anónimo disse...

A saudade que esses nossos amigos nos deixam é imensa e, quando partem, deixam uma dor inexplicável, de tão intensa.
Lamento a tua perda...
Beijinho. Ana Nascimento

Luís Sérgio disse...

Caro João !
Como eu te compreendo . Cá por cá casa há dois quatro patas, oito patas, um gato e uma gata que animam a minha atalaia, animam-me os dias. Cada um com a sua maneirade ser , com as suas manias e hábitos. Um mais reguila que o outro, mas independentes e rebeldes. Assim fossem muitos de duas patas.
De estranhamento, "foram impostos pela minha filha", passaram a indispensáveis e fiés companheiros.
Agora se desaparecessem fariam falta, muita falta.

Grande abraço,

Luís Sérgio

Anónimo disse...

Olá João
Estou contigo, neste momento de saudade pois já passei pelo mesmo várias vezes. Os animais são de fato uma companhia inestimável e quando partem, partem-nos o coração. Do cão ao periquito, ao gato, ao peixe, afeiçoamo-nos a todos. Cá por casa tenho duas gatas e posso dar-te uma, se quiseres. Não substitui a outra, mas podes começar de novo a afeiçoar-te.
Um abraço

Arminda Inácio

Joana Marcelino disse...

Olá professor João. Lamento a perda da sua Nini. Consigo entender a sua dor ao perder um amigo de "quatro patas",passamos tantos dias a sentir e a transmitir o carinho que quando partem torna-se um vazio muito grande nos nossos corações e lá por casa também. Agora será difícil preencher esse vazio, pois nunca há nenhum igual ao nosso fiel "quatro patas". Podemos sempre dar uma segunda hipótese ao nosso vazio arranjando outro gatinho(a) ou gatão que necessite também do nosso amor, carinho e do conforto lá de casa. Na sexta (dia 2 de Dezembro) a minha mãe foi a Campo de Ourique comprar umas plantitas para o aquário que temos aqui em casa. Na loja estavam a dar ums lindos gatinhos, eram três manos, muito parecidos com o meu Bolotinha. A minha mãe ficou encantada, pois cá em casa somos todos babados por gatos e gatões!! Eram três irmãos muito brincalhões e vivaços. Certamente lá estarão, pois é cada vez mais difícil conseguir-lhes donos. Se o professor e a sua esposa estiverem interessados estão na seguinte loja: Avipeixe, LDA - Rua Infantaria, 16 nº 13 e 15 (Campo de Ourique) 1250-128 Lisboa. O telefone é: 213850070 e o telemóvel é: 915407156. Agora será difícil ter outro gatito, mas não deixe de pensar em dar amor e lar a outro felino (a). Bjokitas Joana Marcelino

leonor.bagarrao disse...

Lamento a tua perda João! Sei como é difícil perder um animal que viveu connosco.Infelizmente já vivi essas situações,e é como se fosse um ente querido, não tenho vergonha de o dizer.Ficam as recordações...Um beijinho