domingo, 20 de novembro de 2011

Como vai a nossa educação.. e não só!

Penso que já é do vosso conhecimento este trabalho efetuado pela revista Sábado e que tem invadido os nossos e-mails. Este trabalho jornalístico teve como base o seguinte: "Enquanto Portugal se ri da auxiliar de acção médica concorrente da Casa dos Segredos, que julga que África é um país da América do Sul, a SÁBADO fez um teste básico a 100 alunos de universidades de Lisboa". (clique aqui para ver o vídeo)
A primeira reação poderá ser naturalmente a de um sorriso irónico face a tanta ignorância demonstrada por estes jovens universitários e pré-universitários. Este sentimento é rapidamente substituido por uma profunda preocupação... não só pelo estado da educação (e aqui falo como professor), como pelo estado do jornalismo em Portugal, e finalmente pelo estado da Nação.
Após ter ouvido a rúbrica do Bruno Nogueira que passou na TSF (obrigado, Cita), tive mais facilidade em diluir a primeira reação, não tendo conseguido no entanto desfazer as preocupações!!! (clique aqui para ouvir a rúbrica)
Grande abraço para todos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Adorei... Delicioso!
E a tua introdução está igualmente fantástica.
'jinhos,
Cita

Anónimo disse...

Atenção porque isso é uma montagem feita pela revista um dos entrevistados disse que tinha respondido a tudo certo menos a uma que errou e logo de seguida emendou a resposta, por isso é preciso ter cuidado isto são truques de marketing

Francisco Cavaco

Anónimo disse...

Podemos rir, podemos sorrir, mas acima de tudo deveremos meditar sobre o estado da educação do nosso país...
Polémicas à parte, a verdade é que a ignorância está patente e cada vez mais presente!
Cultura? É tudo aquilo que resta depois de esquecermos tudo aquilo que aprendemos!
E neste vídeo parece-me que os homens e as mulheres que no futuro terão o país a seu cargo, culturalmente estão muito abaixo da linha de água! H2O?
Bjinhos. I

Luís Sérgio disse...

Caro João!
Antes de mais, saúdo o teu regresso.
Em primeiro lugar desconfio da comunicação social, porque entendo que, se quiserem é fácil caricaturar os conhecimentos dos jovens, pega-se em meia verdade, mistura-se com muita dose de mentira e está feito. Gostava de ver estes senhores ou senhoras a questionar o papel da comunicação social na educação e no comportamento dos jovens. Não são eles que trazem para as primeiras páginas e para os telejornais os “ Ronaldos “ e quejandos, não são eles que gastam milhares de horas com programas “bábaros” e de inqualificável valor moral e civilizacional em horário nobre e páginas interiores, esquecendo a cultura e a educação ou remetendo – a para poucas linhas e em horas e canais que ninguém vê. Que mensagem passam a toda a hora aos nossos jovens sobre os valores fundamentais da vida e da sociedade? Quantas horas dedicam às “casas”? E quantas horas dedicam à investigação científica, à descoberta, ao saber? Como diz o meu amigo Filipe, “ Vão dar banho ao cão.“
Aceito discutir o que se ensina, ou não ensina, aos nossos jovens, mas não com caricaturas, nem com esta gente.
Obrigado pelo post, Grande abraço,