sábado, 6 de junho de 2009

A nobreza do carácter...

nobreza (ê)
s. f.
1. Classe dos nobres, fidalguia.
2. Qualidade de nobre, de excelente, de magnânimo.
3. Antigo tecido de seda.

carácter (át ou áct)
(latim character, -eris, sinal, marca)
s. m.
1. O que faz com que os entes ou objectos! se distingam entre os outros da sua espécie.
2. Marca, cunho, impressão.
3. Propriedade.
4. Qualidade distintiva.
5. Índole, génio.
6. Firmeza.
7. Dignidade.
Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: caráter ou carácter

Ontem, na última aula do ano lectivo da turma A do 11º ano, fui brindado, direi mais, fui mimado, com uma surpresa (e que surpresa!!!!!) preparada pelos alunos. Não me atrevo a colocar aqui o vídeo que elaboraram para não ser “acusado” de pieguice, embora confesse (e não me envergonhe) que o fui na aula durante o visionamento. Não tendo sido um momento único na minha carreira profissional, foi seguramente um momento raro em que senti a sinceridade e a gratidão de um grupo de alunos, em que senti orgulho na profissão que abracei, em que senti o privilégio de ter sido seu professor nos últimos dois anos, em que senti a nobreza do carácter de cada um deles…
Estamos no final do ano lectivo. Não foi seguramente um ano lectivo normal, e quem é professor sabe naturalmente do que estou a falar. O dia 5 de Junho, a aula do 11º A, vai ficar na minha memória. Quanto ao vídeo e aos afectos dos meus alunos, vou colocá-los no portefólio… não no da avaliação de desempenho, mas sim naquele que é (para mim) verdadeiramente importante: o portefólio do coração.

Caros alunos do 11º A… digo-vos aqui, novamente, repetidamente, sentidamente, as palavras do grande professor Sebastião da Gama: “O que eu quero é que vivam felizes”.
Com a dedicatória de um poema do mesmo Sebastião da Gama e com um vídeo dedicado a vocês me despeço… com um abraço, com um até breve, com um muito obrigado!

O SONHO
Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
Que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
Com a mesma alegria, ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

Partimos. Vamos. Somos.

Sebastião da Gama, Pelo Sonho é que Vamos

15 comentários:

Curiosos à Vista! disse...

Simplesmente...maravilhoso...senti-me emocionada...porque são ESTES os momentos que devemos, de facto, guardar com carinho para nunca os perder...
beijinhos grandes

Vanessa disse...

o stor deixou-me a chorar!!!

já na aula também chorei...

é demasiada emoção para mim...

obrigado por tudo stor... e resumindo tudo muito sucintamente..."o stor é bué fixe" :D

obrigado mais uma vez

Elisabete Dourado disse...

Lindo o teu vídeo e nobre o teu gesto.
Também partilho da mesma emoção e do sentimento de gratidão.
Foi um privilégio, durante dois anos, que ficará na memória para sempre. Há, de facto, momentos e gestos que nos fazem acreditar...

jinhos, amigo

Marco disse...

O stor merece toda a nossa atenção, nós é que temos de agradecer aquilo que fez por nós. Muito obrigado!!!
E já agora,o vídeo ta muito giro ;)

Ass: Marco

Anónimo disse...

Muito obrigado pela elaboraçao do video para a nossa turma!!
Espero que para o ano ficaremos lá mais um ano e que seja outra vez o nosso professor de história, pois é o melhor setor do país, no qual acreditou sempre nas minhas capacidades e que pronunciou os meus valores em que fiquei muito grato com esse gesto

grande abrç
vitor













grande abrç do vitinho

Anónimo disse...

Parabéns, João!!
Momentos destes enchem o coração, são estes que devemos guardar para sempre na nossa memória.
És um professor excepcional, apercebi-me disso ao longo dos anos, por muitas pequenas coisas.
Um beijo grande da João Forjaz.

Josué disse...

Muito obrigado pela dedicatória. Gostei muito e admiro a sua sensibilidade. Ao longo destes dois anos foi um professor que ensinou muito. Abraço, Josué

Maria José Sebastião disse...

Sei bem como é bom ter surpresas destas!
E como sabe bem partilhá-las com todos!
Fico muito contente por ti e pelos alunos do 11A.
Eu vivi momentos destes, há 2 anos, sem os partilhar num blogue porque não era/não sou capaz de o fazer e porque poucos realmente quiseram partilhar comigo a caminhada do 9ºA.
Por isso fico duplamente feliz por ti e pelos alunos! Vale a pena vivermos momentos destes porque são o reflexo do que fizémos com todo o nosso empenho,com todo o nosso amor,com toda a noss vontade.
Parabéns a ti e aos alunos.
Sinto-me orgulhosa de ser tua colega e amiga e de saber que na nossa escola há alunos com este carácter.
Um beijo especial para ti e um beijo especial a cada um dos alunos do 11A.
Maria José Sebastião

Ritinha disse...

OLA STOR..=D

realmente muito obrigada pelas suas palavras neste blog é um excelente professor (muito trabalhoso) mas eu admiro muito e espero que o seu futuro dê grandes realizações de sonhos você merece mesmo por tudo o que lutou até aqui.
Fica aqui um grande beijinho da sua aluno mais teimosa eheh "HOMENZINHO" para que nunca se esqueça...

Ritinha 11º A

Luís Sérgio disse...

Estes são os momentos emocionantes e felizes da nossa profissão que compensam as agruras emaldades do sitema. pelo que conheço de ti são justos e merecidos.
Abraço,
Luís Sérgio

Margarida Portugal disse...

Parabéns, Camachinho.

adosinda sá disse...

A um "Cidadão do Mundo", que teve o previlégio de ser enaltecido, pela turma do 11º A, foi somente um acto desses jovens de:
- Conforto e gratidão;
- Reflexo de mérito;
- Empenho;
- Essência de sabedoria;
- Agradecimento, pelo ensinamento com prazer e convição

Parabéns!
Por despertar á essa camada mais jovens, valores morais, tão esquecidos.

"Sob a direcção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos" - Socrates

Que a vida lhe proporcione o maior sucesso.

Unknown disse...

Parabéns João! Parabéns 11ºA.

O carácter não é sonho mas realidade! só anda às vezes escondido ou melhor envergonhado!
Meninos não se envergonhem de ser quem são! Assumam-se no melhor que têm todos os dias! Não imaginam o Bem que nos fazem! também precisamos disso! OBRIGADA! Contamos convosco para o ano! Boas férias, mas antes Bons Exames! João partilha comigo o tesouro que te ofereceram! Jinhos antónia beatriz

Maria José Leite disse...

Meu querido amigo, tenho a certeza que estas palavras de Agostinho da Silva dizem aquilo que tu consideras o essencial do "apprendre" (não será certamente por acaso que esta palavra significa simultaneamente "ensinar" e "aprender").
Bjocas


Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura. já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.

Agostinho da Silva

Susana disse...

Comovente!
Linda e merecida dedicatória!
Beijinhos
Susana