domingo, 27 de novembro de 2011

Combate à depressão

Nos dias que correm, os motivos que nos ajudam a sorrir são cada vez menores. Não vou listar as situações comuns a todos e de todos conhecidas, acrescentando ainda aquelas que são do foro estritamente pessoal.
Porque somos o povo do fado, e aqui manifesto a minha satisfação pela recente consagração do fado como património imaterial da Humanidade, temos a tendência para a resignação e para a depressão.
Porque não me quero resignar e quero fugir à depressão, vou continuar a lutar por todos os meios... até pelo humor como um pequeno contributo anti-depressão.
Como diz um provérbio bem antigo, "sorri sempre, mesmo que o teu sorriso seja um sorriso triste, porque mais triste do que um sorriso triste é a tristeza de não saber (ou poder) sorrir".
Já agora, e antes que me esqueça, um conselho útil: na vossa declaração de rendimentos de 2011, não esqueçam de indicar o nome dos membros dos Governos, do Parlamento e dos gestores das Empresas Públicas na rubrica "pessoas a Cargo".

domingo, 20 de novembro de 2011

Como vai a nossa educação.. e não só!

Penso que já é do vosso conhecimento este trabalho efetuado pela revista Sábado e que tem invadido os nossos e-mails. Este trabalho jornalístico teve como base o seguinte: "Enquanto Portugal se ri da auxiliar de acção médica concorrente da Casa dos Segredos, que julga que África é um país da América do Sul, a SÁBADO fez um teste básico a 100 alunos de universidades de Lisboa". (clique aqui para ver o vídeo)
A primeira reação poderá ser naturalmente a de um sorriso irónico face a tanta ignorância demonstrada por estes jovens universitários e pré-universitários. Este sentimento é rapidamente substituido por uma profunda preocupação... não só pelo estado da educação (e aqui falo como professor), como pelo estado do jornalismo em Portugal, e finalmente pelo estado da Nação.
Após ter ouvido a rúbrica do Bruno Nogueira que passou na TSF (obrigado, Cita), tive mais facilidade em diluir a primeira reação, não tendo conseguido no entanto desfazer as preocupações!!! (clique aqui para ouvir a rúbrica)
Grande abraço para todos.