domingo, 3 de julho de 2011

Apelo nacional: prefira produtos portugueses...

Desde há algum tempo que existe uma campanha publicitaria denominada "COMPRO O QUE É NOSSO" para promover e incentivar a compra de produtos nacionais. A lógica é simples e é uma espécie de "efeito dominó"! Ao comprar mais produtos nacionais, as empresas terão de produzir mais, aumentam a facturação, geram riqueza para elas próprias e para os funcionários, garantem e até podem aumentar os postos de trabalho, o Estado ganha com receitas fiscais, ajuda a baixar o custo de fabrico, enfim é toda uma "cadeia" que ganha com isso. Pelo contrário, se optarmos por produtos estrangeiros, estamos a agravar ainda mais o défice da balança comercial que já é elevado, ou seja, importamos muito mais do que exportamos o que acaba por "endividar" o nosso país.

Sempre que posso, opto por comprar produtos "Fabricado em Portugal" e há muitas outras pessoas que o fazem, inclusive as próprias cadeias de distribuição deveriam ter todo o interesse em promover os produtos nacionais. Antes desta campanha "COMPRO O QUE É NOSSO", houve uma outra denominada "Movimento 560" que teve algum impacto até na comunicação social e que foi um movimento criado por um grupo de estudantes com a melhor das intenções, mas cujo método de avaliação dos produtos nacionais não é o mais rigoroso. A ideia base seria os consumidores optarem por adquirir produtos com o código de barras a começar por "560" o que seria indicativo que aquele produto era de origem nacional. De facto há uma grande possibilidade de o ser, mas não obrigatoriamente, porque um produto pode vir da Espanha, França, China ou outro país já com esse código de barras. Cientes que muitos consumidores usam esta técnica, muitas "marcas brancas" usam este esquema para "enganar" o consumidor!

Muito haveria para escrever sobre este assunto, mas o principal é sensibilizá-lo por comprar produtos portugueses, mesmo que sejam ligeiramente mais caros que os outros, porque com o tempo ficamos a ganhar com isso. Para além de olharem para o código de barras à procura do "560", verifiquem se no rótulo consta o país de origem, algo que nem sempre existe e que é de lamentar! Li algures um estudo do Ministério da Economia espanhola, que estima que se cada espanhol consumisse 150€ de produtos nacionais por ano, a economia cresceria acima de todas as estimativas e ainda por cima criaria não sei quantos postos de trabalho. Pense nisto... antes de comprar produtos estrangeiros!