sexta-feira, 21 de maio de 2010

Para reflectir...

Uma das maiores empresas de marketing do mundo resolveu passar uma mensagem para todos, através de um vídeo criado pela TAC (Transport Accident Commission), o qual teve um efeito drástico em Inglaterra.

Depois desta mensagem, 40% da população da Inglaterra deixou de usar drogas e de consumir álcool pelo menos nas datas comemorativas.

Infelizmente não temos este tipo de iniciativa em Portugal. Por isso, peço-vos que assistam até ao fim e reflictam… por vocês e por todos aqueles a quem podem colocar a vida em risco.

Um abraço e um excelente fim-de-semana.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dicas para sobreviver ao ECD e à ADD

Depois de ler este post no blogue do Ramiro Marques e de receber por e-mail, não resisto a reproduzir aqui estas dicas. Com mais ou menos ironia, dão-nos sem dúvida que pensar...

Dica #1: Afaste-se dos blogues que insistem em publicar posts sobre o estatuto e a avaliação de desempenho; Mas se é masoquista, continue a perder o seu tempo a autoflagelar-se;

Dica #2: Lembre-se de que vai ter de leccionar até aos 65 anos de idade; para quê incomodar-se em encurtar uns anos a chegada ao topo da carreira? o melhor mesmo é poupar energia e deixar o tempo correr; já que a ADD é uma fantochada, limite-se a desempenhar as funções lectivas com dignidade e profissionalismo e concentre o seu tempo e energia naquilo que lhe dá prazer;

Dica #3: Evite ao máximo contactar com o director, afaste-se do gabinete da direcção e passe o menos tempo possível na sala de professores; lembre-se de que há muita vida fora da escola e ainda mais fora da sala de aula; sobretudo não caia na tentação de querer salvar crianças e adolescentes que não têm salvação.

Dica #4: Se tiver turmas CEF, ajuste o seu comportamento à realidade; se os alunos quiserem aprender, ensine; se andam ali apenas para passar o tempo, deixe-os andar;

Dica #5: Afaste-se dos pais o mais que puder e quando lhe apetecer dizer alguma coisa nas reuniões, trinque o lábio inferior e fique calado; lembre-se que tudo aquilo que disser pode ser usado contra si; em caso de conflito, a palavra do professor tem menos peso do que a do aluno ou dos pais.

Dica #6: A maior parte das reuniões não têm utilidade; dê o seu contributo para as encurtar; guarde silêncio do princípio ao fim.

sábado, 8 de maio de 2010

Para reflectir...

É sempre bom lembrar...
Cliquem na imagem, acedendo dessa forma a um sítio da Internet. Aguardem alguns segundos até a página carregar. Depois, movam o "rato" para encontrarem o telemóvel que está a tocar. Quando o encontrarem, cliquem em cima dele... e depois reflictam.
Um abraço e um excelente fim-de-semana.