sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia 31 de Outubro...

Dia 31 de Outubro... o que tem de especial? Mais um dia do ano, entre 365, com uma história e com um significado. Apenas alguns exemplos:
- foi no dia 31 de Outubro de 1517 que Martinho Lutero publicou as 95 teses da sua Reforma;
- foi no dia 31 de Outubro de 1918 que a Hungria se tornou independente;
- foi no dia 31 de Outubro de 2007 que os réus dos atentados de 11 de Março de 2004 em Madrid foram condenados.

Foi igualmente no dia 31 de Outubro de 1933 que o meu pai nasceu. De todas as datas, importantes para quem de perto as vivenciou, destaco naturalmente a data do aniversário do meu pai. Aproveito assim este espaço para transmitir o profundo respeito, carinho e amor que sinto por ti... e por todos os pais com "P" grande, que o são ou que o foram, não somente por mera concepção mas pela caminhada que connosco fizeram. Para todos, mesmo todos, um abraço do tamanho do mundo!
Fica aqui registada uma singela homenagem e uma dedicatória na voz de Cat Stevens (na versão original) ou, se preferirem, na voz de Yusuf Islam (versão mais recente).


domingo, 25 de outubro de 2009

Reflectir...

A intenção é somente reflectir...
Um abraço e uma excelente semana.

domingo, 18 de outubro de 2009

Eco4planet

Todos sabemos que somente plantar árvores não vai salvar o mundo... mas ajuda. E o e o motor de busca eco4planet promete dar uma mãozinha, plantando árvores em troca das pesquisas feitas pelos usuários usando o sítio.


O sistema Google criou o um novo motor de buscas. Desde Agosto de 2009, o Eco4Planet (http://www.eco4planet.com/) promove o plantio de árvores de acordo com o número de pesquisas realizadas no seu sistema de busca. O Eco4Planet é uma ferramenta ambientalmente consciente, com a mesma e reconhecida capacidade de buscas do sítio mãe. A cada 50 mil consultas no Eco4Planet, uma árvore é plantada. Até o momento da publicação desta nota, 52 árvores já foram plantadas.

Além do já descrito, o novo motor de busca também economiza energia. Segundo os seus criadores, a cor preta em seu layout foi escolhida por ajudar a reduzir o consumo de energia. “Com a sua tela predominantemente preta, um monitor comum utiliza até 20% menos energia para exibi-la se comparado à tela branca”, explicam. “Considerando as mais de 2,55 bilhões de buscas diárias realizadas no Google, com tempo médio suposto em 10 segundos por pesquisa e a proporção de monitores por tecnologia utilizada, teríamos com um motor de fundo preto a economia anual de mais de 7 milhões de kilowatts-hora. Esse valor equivale a: mais de 63 milhões de televisores em cores desligados por uma hora; mais de 77 milhões de frigoríficos desligados por uma hora; mais de 175 milhões de lâmpadas desligadas por uma hora; mais de 58 milhões de computadores desligados por uma hora”.
Você pode acompanhar o contador de árvores na página principal do Eco4Planet e seguir as novidades do portal via Twitter (http://twitter.com/eco4planet) para ficar por dentro das datas e locais de plantio.
A equipa informa que o Eco4Planet ainda está a fazer alguns ajustes técnicos. Quem quiser colaborar, é só usar o buscador eco4planet.

sábado, 10 de outubro de 2009

O comboio da vida

Neste dia de reflexão, antes de exercermos de novo um direito cívico, tive a oportunidade de reler algumas de muitas mensagens recebidas através do e-mail. Uma delas chamou de novo a minha atenção, por ser particularmente adequada para um dia de reflexão, no caso concreto, sobre a vida. Uma apresentação electrónica que compara a vida com uma viagem de comboio... uma abordagem interessante que partilho neste humilde espaço com quem tiver disponibilidade para a ler.
Um abraço e um excelente fim-de-semana.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dia Mundial do Professor

Hoje comemora-se mais um Dia Mundial, desta vez dedicado aos professores. Após o início de mais um ano lectivo, gostaria de relembrar este poema, devidamente divulgado entre nós nos últimos meses. A todos os professores, um abraço enorme e a oferta deste prémio de PROFESSOR DO ANO!

PROFESSOR DO ANO

Professor do ano foi aquele que, com depressão profunda, persistiu em ensinar o melhor que sabia e conseguia os seus 80 alunos.

Professor do ano foi aquela que tinha cancro e deu as suas aulas até morrer.

Professor do ano foi aquela que leccionou a 200 km de casa e só viu os filhos e o marido ao fim de semana.

Professor do ano foi aquela que abandonou o marido e foi com a menina de 3 anos para um quarto alugado. Como tinha aulas à noite, a menina esperava dormindo nos sofás da sala dos professores.

Professor do ano foi aquele que comprou o material do seu bolso porque as crianças não podiam e a escola não dava.

Professor do ano foi aquele que, em cima de todo o seu trabalho, preparou acções de formação e se expôs partilhando o seu saber e os seus materiais.

Professor do ano foi aquela que teve 5 turmas e 3 níveis diferentes.

Professor do ano foi aquele que pagou para trabalhar só para que lhe contassem mais uns dias de serviço.

Professor do ano foi aquele que fez mestrado suportando todos os custos e sacrificando todos os fins-de-semana com a família.

Professor do ano foi aquele que foi agredido e voltou no dia seguinte.

Professor do ano foi aquele que sacrificou os intervalos e as horas de refeição para tirar mais umas dúvidas.

Professor do ano foi aquele que organizou uma visita de estudo mesmo sabendo que Jorge Pedreira considerava que ele estava a faltar.

Professor do ano foi aquele que continuou a motivar os alunos depois de ser indignamente tratado pelos seus superiores do ME.

Professor do ano foi aquele que se manifestou ao sábado sacrificando um direito para preservar os seus alunos.

Professor do ano foi aquele presidente de executivo que viveu o ano entre o dever absurdo, a pressão e a escola a que quer bem, os colegas que estima.

Professor do ano... tanto professor do ano.

Professores do ano, todo o ano, fomos todos nós, professores, que o continuamos a ser mesmo após uma divisão absurda.

Somos mais que professores do ano.
Somos professores sempre!

domingo, 4 de outubro de 2009

Dia Mundial do Animal


Hoje, dia 4 de Outubro, celebra-se o Dia Mundial do Animal. Esta celebração acontece desde 1930 e os homenageados são os animais.

Porquê dia 4 de Outubro? Porque é a data da morte de S. Francisco de Assis (4 de Outubro de 1226). Em 1929, no Congresso de Protecção Animal em Viena, foi declarado o Dia Mundial do Animal neste dia, em homenagem ao homem que amou profundamente os animais.

Porquê comemorar o Dia Mundial do Animal? Porque infelizmente, no passado e no presente, muitos animais sofrem às mãos humanas, seja em experiências de laboratórios, matadouros ou circos, seja para satisfazer luxos pessoais, nomeadamente vestuário, ou somente porque se tornam um fardo e, como tal, "descartáveis"e consequentemente abandonados. Esta preocupação levou mesmo a UNESCO, no dia 15 de Outubro de 1976, a registar os direitos dos animais através da Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
.
Por este ser o dia particularmente dedicado aos animais, aqui fica a minha justa e sincera homenagem a todos aqueles que, nos momentos bons e menos bons, nos acompanham e acarinham sem esperar nada em troca... (ou quase nada!)