domingo, 28 de junho de 2009

Professores unidos - tantos e tão poucos...

No final de mais um ano lectivo, com todas as vicissitudes que assistimos e vivenciámos, mas igualmente com todas as coisas boas que nos fizeram sentir, de novo, mais do que apenas meros profissionais, penso ser justo fazer a divulgação do vídeo que tem estado a correr e-mails. Mesmo aqueles que não tenham concordado com a contestação que os educadores e os professores fizeram às inúmeras "medidas" impostas pela tutela, deverão decerto concordar com o verdadeiro civismo com que esses mesmo milhares e milhares de educadores e professores demonstraram o seu repúdio face às sucessivas desconsiderações a que foram sujeitos. Acredito, e mesmo que duvidasse queria acreditar, que tantas dezenas de milhares de profissionais terão de certeza razão. Mesmo que não seja toda, mas a maioria... certamente!
Deixo ainda aqui um testemunho escrito nos comentários do vídeo no Youtube:
"Caros colegas, obrigada! Vamos continuar a lutar, a mostrar através do nosso exemplo, das nossas atitudes e da nossa paixão pelo que fazemos que não estamos errados e que damos muito de nós, todos os dias, a todos os alunos. Porque ser professor é mais que uma profissão e não se esgota nas horas que passamos a trabalhar, é algo que se agarra à pele e fica para sempre. Porque todos os dias damos e recebemos e todos os dias queremos melhorar, vamos continuar a lutar! "
A todos os educadores e professores... um abraço muito especial.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

domingo, 21 de junho de 2009

A última aula do ano lectivo...

No final do ano lectivo, naquele processo muito pessoal de autoavaliação, pensei na importância que a amizade tem nas relações que estabelecemos com os nossos colegas, com o pessoal não docente e, acima de tudo, com os nossos alunos. Depois de ter sido tão agradavelmente surpreendido pelos alunos do 11º A, não quis deixar de escrever aqui o sumário da última aula do ano lectivo da turma 10º A. O sumário é: "Amizade"... e vamos começar por visionar e analisar esta apresentação electrónica.
Um abraço e uma excelente semana para uns, umas excelentes férias para outros.
Para todos, até breve!

domingo, 14 de junho de 2009

O passado e o presente

Quando as palavras são sábias, acabam por ser intemporais...

Por isso, há que escutá-las com muita atenção, reflectir sobre o seu significado e agir de acordo com os nossos princípios, fazendo valer os nossos legítimos deveres e direitos cívicos. Só assim poderemos construir o país que merecemos...

Cara colega Céu, obrigado pela partilha.

Um abraço e desejos de uma excelente semana para todos.

sábado, 6 de junho de 2009

A nobreza do carácter...

nobreza (ê)
s. f.
1. Classe dos nobres, fidalguia.
2. Qualidade de nobre, de excelente, de magnânimo.
3. Antigo tecido de seda.

carácter (át ou áct)
(latim character, -eris, sinal, marca)
s. m.
1. O que faz com que os entes ou objectos! se distingam entre os outros da sua espécie.
2. Marca, cunho, impressão.
3. Propriedade.
4. Qualidade distintiva.
5. Índole, génio.
6. Firmeza.
7. Dignidade.
Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: caráter ou carácter

Ontem, na última aula do ano lectivo da turma A do 11º ano, fui brindado, direi mais, fui mimado, com uma surpresa (e que surpresa!!!!!) preparada pelos alunos. Não me atrevo a colocar aqui o vídeo que elaboraram para não ser “acusado” de pieguice, embora confesse (e não me envergonhe) que o fui na aula durante o visionamento. Não tendo sido um momento único na minha carreira profissional, foi seguramente um momento raro em que senti a sinceridade e a gratidão de um grupo de alunos, em que senti orgulho na profissão que abracei, em que senti o privilégio de ter sido seu professor nos últimos dois anos, em que senti a nobreza do carácter de cada um deles…
Estamos no final do ano lectivo. Não foi seguramente um ano lectivo normal, e quem é professor sabe naturalmente do que estou a falar. O dia 5 de Junho, a aula do 11º A, vai ficar na minha memória. Quanto ao vídeo e aos afectos dos meus alunos, vou colocá-los no portefólio… não no da avaliação de desempenho, mas sim naquele que é (para mim) verdadeiramente importante: o portefólio do coração.

Caros alunos do 11º A… digo-vos aqui, novamente, repetidamente, sentidamente, as palavras do grande professor Sebastião da Gama: “O que eu quero é que vivam felizes”.
Com a dedicatória de um poema do mesmo Sebastião da Gama e com um vídeo dedicado a vocês me despeço… com um abraço, com um até breve, com um muito obrigado!

O SONHO
Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
Que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
Com a mesma alegria, ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

Partimos. Vamos. Somos.

Sebastião da Gama, Pelo Sonho é que Vamos